Oii genteeee!!!
Como estão? Peço perdão por só agora estar postando. Bom, no segundo domingo de dezembro é comemorado o dia da Bíblia, por isso hoje vou falar um pouquinho sobre a Bíblia.
A Bíblia é “o livro mais traduzido, mais citado, mais publicado e que mais influência tem exercido em toda a história da humanidade” (Norman Geisler &William Nix). Deus inspirou homens a escrever a Bíblia e através dela se revela a nós. Se analisarmos inúmeros versículos falam da importância da Palavra de Deus.
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como a arvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmo 1.1-3).
Gente se o nosso prazer for à Palavra de Deus, e assim meditarmos nele de dia de noite. Dando o devido valor a Palavra de Deus, não agindo conforme os conselhos daqueles que não tem Deus em seus corações, nem andando no caminho dos pecadores, assim levaremos mais pessoas a Cristo, falando, dando o exemplo, nunca desanimaremos, continuaremos sempre em frente e seremos bem sucedidos em tudo que fazermos porque estaremos dentro da vontade de Deus, a qual vemos através da Bíblia.
Não cesses de falar deste livro da Lei; antes, medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. (Josué 1.8)
Vemos aqui novamente que devemos meditar na Palavra de dia e de noite para sermos bem sucedidos, o segredo de sucesso está em cumprir o que Deus ordena, em fazer o que lhe agrada e só sabemos o que lhe agradará lendo a Sua Palavra.
É através da Bíblia que Deus se revela a nós, revela seus atributos, o que lhe agrada, por isso temos que ler e meditar, vou deixar algumas dicas(escritas por Roberta Hromas) que encontrei na minha Bíblia, bem úteis (vou resumir e acrescentar algumas dicas minhas).
Orientação de Deus: pedir a Deus para orientar a leitura da Bíblia;
Comece lendo dez minutos por dia: não adianta querer começar com uma hora, tem que começar aos poucos e ir aumentando, ler várias vezes ao dia;
Leia como se Deus estivesse falando com você: Deus está falando conosco através de todos os textos da Bíblia que lemos, eu utilizo um caderninho para anotar o que Deus fala comigo, ajuda a pensar mais sobre o assunto, visto que eu tenho que escrever, as vezes só lendo, não pensamos o bastante sobre o assunto e também gosto de anotar porque é bom ler e ver tudo o que Deus já falou pra mim, através de Sua Palavra.
Cinco maneiras de estudar a Bíblia:
- Pesquisas de palavras e temas: “o que a Bíblia diz sobre ....?” o assunto deste post surgiu desta forma, “o que a Bíblia diz sobre a própria Bíblia?” encontrei vários versículos sobre o assunto, notas de rodapé, quadros com explicações.
- Estudo de jornadas: A Bíblia conta várias histórias de jornadas – tanto de indivíduos quanto do povo de Deus – Um estudo dessas jornadas pode nos ajudar a ver algumas realidades: a vida transcorre em estágios, as situações mudam e nenhuma circunstância dura para sempre. A vida tem momentos bons e momentos difíceis.
- Estudos de crescimento: o objetivo é o crescimento de nossa vida espiritual, de modo a crescermos a semelhança de Cristo, nos aproximando mais de Deus e nos elevando em espírito. Alguns exemplos de passagens: as bem aventuranças do sermão do monte (Mt 5.3-12); os salmos 22-24; Efésios 3.14-19.
- Estudos de tipos e sombras: uma forma gratificante de estudar o Antigo Testamento é procurar pessoas, objetos e acontecimentos que constituem ‘tipos’ de experiências e realidades espirituais no presente. A ‘sombra’ dessas narrativas nos revela mais acerca de Deus, mostrando sua natureza e operação espiritual. Assim, essas histórias nos ensinam grandes verdades sobre nosso relacionamento com Deus e nos ajudam a entender nosso propósito espiritual.
- Estudo de símbolos: A Bíblia apresenta números, cores e objetos tangíveis que são usados de forma simbólica em várias passagens das Escrituras. Em muitos casos, a compreensão do símbolo é a chave para entendermos uma história ou lição inteira da Bíblia.Os símbolos indicam valores eternos, significados eternos e motivos eternos. O Espírito Santo nos revela o significado dos símbolos, mas temos que ter analisar com cuidado a nossa interpretação para ver se ela é válida. Um símbolo apresenta o mesmo significa em toda a Bíblia.
Há outras forma de estudar a Bíblia, cada um tem o seu jeito, mas o mais importante e ler, meditar e praticar. De nada adianta ler e meditar, se não colocar em prática os que Deus nos ordena.
Que Deus abençoe a cada um!!!
Abraços!!!