segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Identidade


Olá galerinha, tudo numa boa?
É  o seguinte, nesse sábado falamos sobre IDENTIDADE.
O que é IDENTIDADE pra você?



Identidade que iremos falar aqui, não é só aquele documento, mas aquilo que formamos do nosso caráter no decorrer dos anos.
É na adolescência que construímos nossa identidade e depois na juventude definimos o que vamos ser, baseados em:
1 - Experiências sócio-familiares
2 - Aprendizados escolares;
3 - Relacionamentos - pais, amigos, professores
4 - Traumas

Através dessas experiências já vividas, buscamos um modelo para viver. Sejam elas boas ou ruins, cabe a cada um escolher sobre quais experiências vai construir seu modelo.

Meus senhores, irmãos e pais, escutem o que eu vou dizer a vocês em minha defesa!
Quando o ouviram falar em hebraico, eles ficaram mais quietos ainda. Então Paulo disse:
Eu sou judeu, nascido em Tarso, na região da Cilícia, mas fui criado aqui em Jerusalém como aluno de Gamaliel. Fui educado muito rigorosamente dentro da lei dos nossos antepassados. Eu era muito dedicado a Deus, como todos vocês aqui também são.
Persegui os que seguiam este Caminho e fiz com que alguns fossem condenados à morte. Prendi homens e mulheres e os joguei na cadeia.
O Grande Sacerdote e todo o Conselho Superior podem provar que estou dizendo a verdade, pois eu recebi cartas deles, escritas para os irmãos judeus que moram em Damasco. E fui até lá para prender os seguidores deste Caminho e trazê-los presos com correntes a Jerusalém, a fim de serem castigados.
E Paulo continuou: —Eu estava viajando, já perto de Damasco, e era mais ou menos meio-dia. De repente, uma forte luz que vinha do céu brilhou em volta de mim.
Eu caí no chão e ouvi uma voz que me dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
Então eu perguntei: “Quem é o senhor?” —“Eu sou Jesus de Nazaré, aquele que você persegue!” —respondeu ele.
Os homens que viajavam comigo viram a luz, porém não ouviram a voz de quem falava comigo.
Eu perguntei: “Senhor, o que devo fazer?” —E o Senhor respondeu: “Levante-se e entre na cidade de Damasco. Ali alguém vai lhe dizer tudo o que Deus quer que você faça.”
Aquela luz brilhante tinha me deixado cego. Por isso os meus companheiros me pegaram pela mão e me levaram até Damasco.
Havia ali um homem chamado Ananias. Ele era religioso, obedecia à nossa Lei, e todos os judeus que moravam em Damasco o respeitavam.
Esse homem veio me procurar, chegou perto de mim e disse: “Irmão Saulo, veja de novo!” —No mesmo instante comecei a ver de novo e olhei para ele.

Atos 22: 1-13


QUEM EU SOU - UMA OPÇÃO                                
Algumas coisas em nossas vidas são impostas e imutáveis, outras são optativas, podemos e devemos escolher, escolher bem!

Não podemos escolher o país, estado, cidade, família ou época em que nascemos! Mas,  podemos optar pela maneira com que lidaremos com  tudo isto, escolhemos nossa profissão, amigos, nossos cônjuges, nossa fé, igreja, etc - ou seja para muitas coisas temos opções!

REFLEXÃO: PAULO OPTA POR SER ESCRAVO - Paulo escolhe ser servo de Cristo, servo fiel, ser frutífero, ter vida santa e dedica a obra de Deus - ser santo, ser fiel, etc. é uma questão de OPÇÃO e não de circunstancia.

Paulo era cidadão romano por nascimento (At 22.25-28) tinha muitos direitos e privilégios, podia entrar e sair dentro do Império sem ser incomodado, Paulo "Era Livre” numa sociedade escravagista, onde 1 entre 3 homens eram livres, na época 1, 5 milhão de habitantes, cerca de 1 milhão eram escravos! A escravidão é algo terrível, possivelmente boa parte da igreja que havia em Roma era de escravos. Paulo considera tudo como lixo/esterco por amor a Cristo.  Paulo nasceu livre aos olhos do mundo, e a liberdade para viver a vida do mundo é LOUCURA para Deus, Paulo opta por ser escravo de Cristo, e isto é LOUCURA para o mundo. (I Co 1.17-25)
PAULO OPTOU POR SER ESCRAVO POR QUE SABIA A QUEM SERVIA!!

QUEM EU SOU - UMA DECISÃO

João 15.16
Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.

Ocupação terreno -  Vocação divina! Convicção de seu Chamado, Propósito real e claro de vida!
PENSE NISSO -  qual o objetivo de vida que você investirá a sua vida, para no futuro olhar para trás e dizer: "Valeu a Pena”?

Vejamos Paulo - Paulo declara: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, desde agora, a cora da justiça me esta guardada a qual o Senhor o justo Juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas, a todos quanto amarem a sua vida. II Tm 4.7-8 

- Paulo estava preso, numa sela fria úmida, abandonado pelos amigos, igrejas, e até traído por alguns obreiros (II Tm 4.9-‘7) - Mas, mesmo considerando este contexto, percebemos que para ele Paulo sua vida valera muito a pena!

REFLEXÃO: Decisão errada levará o ser humano a uma vida triste, infeliz, a depressão, e por fim a miséria espiritual! Boa parte do sofrimento, das depressões, estresse modernos, etc estão diretamente relacionados no viver vidas "sem objetivos”. Sempre ocorrem quando as pessoa percebem  que todo esforço e dedicação que investiram seus recursos não valeram a pena!

Observe:
Quantos idosos chegam ao final da vida e descobrem que a vida não vale a luta pela casa própria!
Profissionais que descobrirão que a vida não vale todo desgaste, estresse, mentiras, horas extras, enfim o tempo investido no sucesso.
Pais que descobrem que a vida não é apenas a educação de filhos!
É necessário algo maior, melhor, que valha a pena viver, e se necessário morrer!            
JOVEM seja alguém que valha a pena -  Decisão é somente sua!
PAULO ESCOLHE SER APOSTOLO, POR QUE SABIA QUEM O CHAMARA!

QUEM EU SOU - UMA OBRIGAÇÃO!

Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação, e aí de mim, se não anunciar o evangelho! I Co 9.16

A VIDA Cristã não é feita só de Direitos - Temos nossas obrigações! Sim o cristão, servo de Deus, nova criatura, tem obrigações que fazem parte desta nova vida, que é intrínseco a esta nova vida, e da formação de um novo caráter!

Quem Paulo era - era explicito pelas obrigações que ele assume em sua vida, obrigações que faz com alegria, esmero e competência! Paulo tinha uma obrigação, todo cristã tem, para isto renascemos, para isto Cristo morreu em nosso lugar, para isto enviou seu Santo Espírito, para isto fomos "separados” para vivermos o Evangelho puro, e, integral de Deus!

REFLEXÃO - O trabalho dignifica o homem, o trabalho enobrece e engrandece o homem, o trabalho traz valor, utilidade e realização ao homem! Sim, tudo isto é verdade em relação a qualquer trabalho secular, independente do cargo ou salário! E o que podemos dizer do trabalhão "espiritual”? o Trabalho realizado em Nome de Jesus e para o Reino de Deus?

Observe:
Paulo tinha uma vida separada! A Separação pode ser POSICIONAL (estou) ou CONDICIONAL (sou). Posso ESTAR nos EUA e não SER Americano. Posso estar em um igreja e não ser parte daquele culto, daquela visão, daquele trabalho, daquele projeto de Deus para aquela comunidade! Isto é falta de identidade, identidade Cristã! Mais, do que ESTAR separados para o Evangelho, precisamos SER o verdadeiro Evangelho de Cristo, esta é a nossa identidade neste mundo.
PAULO CRIA, NÃO SE AFASTA DA VISÃO, E SE DEDICAVA NO MELHOR - PORQUE SABIA PARA QUEM TRABALHAVA!

Observe:
O que você é, e, o que você pode ser depende de você!
O que você é, e, o que você realmente será depende das escolhas de hoje! Sim das escolhas de hoje, mais do que os fatos de ontem.
E você vai ficar nas desculpas do passado;
Paulo decidiu não ser ele mesmo, não ser como os outros, decidiu ser imitador de Cristo!
E,  você o que decide?


Deus abençoe!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]