sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A vontade de Deus

Na Bíblia está escrito que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Mas nem sempre é possível ver isto. O problema é visto, a dor é sentida, e todas as dificuldades estão bem diante de nós. Então aparece um Ministro com o versículo citado: “Todas as coisas cooperam...”. E a dúvida é inevitável: “Como assim? Só vejo problemas, e esse pregador vem falar isso???”


 Existem algumas maneiras básicas de entender a vontade de Deus. A principal maneira de conhecer a vontade de Deus é através da Bíblia; além disso podemos contar com a revelação interna, com a palavra profética de homens e mulheres usados por Deus, e também com a ação sobrenatural, silenciosa e invisível do Senhor.

Lendo a Bíblia, eu sei o que posso e não posso fazer, como, por exemplo, as ações que consubstanciam o pecado. A Bíblia ensina os valores do matrimônio, a necessidade do evangelismo, e outras coisas. O problema é que nem todas as decisões da vida estão exatamente “escritas” na Bíblia. E é aí que começamos a andar de um lado a outro procurando uma revelação, uma “luz”, algo que nos mostre o que Deus quer. Essa procura costuma ser penosa, e às vezes trombamos com cristãos que parecem ter falhado em encontrar a resposta. Onde eu devo procurar?

Primeiro, devemos saber se estamos indo contra a Palavra de Deus; se não estiver, já é meio caminho andado. A pergunta chave é: Quando estou na dúvida sobre algo que não está na Bíblia, um cargo, um emprego, uma pessoa, o que faço para encontrar a vontade do Senhor?

Deus fala sempre no íntimo do nosso ser, talvez seja necessário fazer um pouco de silêncio e ouvi-lO. Lembro-me de um irmão que tinha uma decisão a tomar, ele orou e sentiu uma paz no coração, que sinalizava a aceitação de Deus ao seu projeto. Aprendi com aquele irmão que se uma decisão me traz medo, preocupação, insônia, ela provavelmente está passando longe da vontade do Senhor. E falando ainda sobre a revelação interna, existe sempre nossa vontade pessoal. Deus nem sempre está contra aquilo que eu quero fazer; muitas vezes ele quer exatamente o que eu quero. Se meu coração arde pelo evangelismo, se eu amo pregar, ou se estar à frente de uma classe é o que me faz feliz, Deus certamente quer que eu faça isso. O que não posso perder de vista é a noção do Corpo de Cristo. Há muitas tarefas nesse Corpo, Deus precisa de pessoas para desempenhá-las, e eu posso atuar naquela em que eu me encaixar melhor. É aquela velha história de que há pessoas que tem dom de atuar na portaria, e outros, o dom de visitar. O impressionante é que cada um gosta do que faz. Então pergunto: Eles estão dentro da vontade de Deus? Alguma dúvida quanto a isso?

Às vezes, diante de um problema, nos perguntamos por que tanto sofrimento. A cada dia mais e mais dor de cabeça, lágrimas sobre lágrimas. E tentamos entender por que certas coisas ocorrem. Por que estou desempregado? Por que essa doença? Pode você acreditar que o poder dEle se aperfeiçoa enquanto você sente dor? E se eu disser que, às vezes, Deus permite a nossa dor, para que aprendamos a confiar e a compreender o semelhante (e acredite, isso vai ser muito, muito importante na obra do Senhor e na vida cristã como um todo)? Deus age até quando não podemos ver. Nem sempre o Senhor toca trombeta e usa profetas para convocar ou formar alguém.

Quer saber a vontade de Deus? Leia, ore, sinta, ouça, perceba, confie e creia.
E diga sim às possibilidades, pois Deus conhece o futuro, nós precisamos vivenciar experiências, até descobrirmos o que fazemos melhor.

 Izaías Neubaner

Beijãooooooo galera mais que querida! Boa sexta e que Deus abençoe o findi de vcs! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]