segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mão de Deus



Olá Povo

Quero falar hoje sobre um pouco de história, não sei quem gosta, mas o interessante é ver como Deus está presente e pondo a sua mão, permitindo que coisas aconteçam, para levar a um propósito maior.

Em Romanos 5:15, está escrito:
“mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo.”

Nesse versículo podemos ver que o pecado que separa o homem de Deus surgiu por meio de Adão e a redenção e reconciliação veio por meio de um homem também, que foi Jesus, então quero falar um pouco desse tempo entre Adão e o nascimento de Jesus. A fonte para esse estudo foi o livro O Período Interbíblico: Da Babilônia a Belém, de Enéias Tognini. São Paulo: Empresa Batista Editora (E.B.E.D), 1951. 223 p. O livro aborda além do período interbíblico, ou seja, entre o Antigo Testamente e o Novo Testamento, um tempo de aproximadamente 400 anos, no qual, houve um silêncio profético. Mas o livro também faz um relata desde o inicio do tempo, desde os patriarcas. Fala sobre o povo de Israel, do tempo em que estavam no Egito, um resumo da sua história, depois do império Assírio, Babilônico, Persa, Grego e por fim Romano, e o que eu queria destacar é com Deus esteve com sua mão sobre esse tempo, alguns fatos que ele permitiu que acontecessem para que quando Jesus estivesse um ambiente favorável.

Os Assírios: espalharam o povo de Israel, quando eles voltaram do Egito, eram em 12 tribos, 10 delas ficaram em um parte chamada Israel e as outras em uma chamada Judá. Os Assírios dominaram Israel e espalharam eles pelo mundo, por outras regiões que conquistavam, assim tinha judeu por toda a parte.

A Babilônia: o povo de Judá foi dominado por eles e levado cativo para a Babilônia, por causa da idolatria, lá eles ficam curados da idolatria, voltaram-se para a lei do Senhor, surgem as sinagogas.

Persa: Deus usa o Ciro para libertar o povo judeu do cativeiro e eles assim podem voltar para sua terra.

Grego: Aqui com Alexandre, o Grande, o qual queria unir o ocidente ao oriente, espalhando pelo mundo a cultura helênica, ou seja, a cultura grega, uma das maiores contribuições foi a língua, quando Jesus nasceu, todo o mundo falava duas línguas e uma delas era o grego, isso ajudou muito na hora de espalhar o evangelho, pois como todos sabem ele foi escrito em grego.

Romanos: Os romanos conseguiram dominar os outros povos e dar paz a terra, sendo que Jesus nasceu em um tempo de paz.

Esse são algumas das coisas que esses povos contribuíram para o advento de Jesus, quem quer saber mais leia o livro, hehe, é bem legal.

Mas quatro lições levo disso tudo:

- Deus tem o controle de tudo; (nada acontece no mundo sem a permissão de Deus)
- Ele permite que certas coisas aconteçam em nossa vida, para nos ensinar; ( os momentos de dificuldades são para nos ensinar, para que possamos ficar mais próximos dele)
- Ele nos ama muito; (Deus nos ama tanto, que logo após Adão pecar, Ele já fez uma forma de podermos nos reconciliar com Ele, foi a vinda de Jesus e a sua morte na cruz.
- Que viver sem Ele não da. ( Cara não tem como, esse Deus é muito poderoso e amoroso, Ele faz de tudo para que nos possamos reconhecer esse amor dele por nos e amar Ele também, com um Deus assim guiando minha vida não tenho nada a temer.

Abraço

Deus abençoe vcs


agora alguns mapas sobre os impérios.






3 comentários:

  1. Eu sei que sou mais uma a PARABENIZAR, mas eu tambem sei que isso edificará a fé de vocês e levará felicidade! Vocês estão de PARABENS eu realmente quero que o nosso Senhor abençoe cada dia mais a cada um! Consigo aprender muito com vocês! Grande abraço a TODOS ! A paz do Senhor !
    obs: Tambem tenho um blog, se quiserem pode visitar :D inclusive coloquei um link de vocês lá ! meninaabencoada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oieeee Baaaaa!!!! Valeu guriaaa, eheeheheh! A glória é do Senhor, é Ele que nos inspira e fala através de nós, mas com certeza os comentários nos mostram que o blog está alcançando pessoas, falando aos corações e isso dá mesmo muito ânimo!
    Estive dando uma olhada no seu blog! Muito legal tbm, qd tiver um tempinho vou ler os estudos :)
    Obrigada por nos ajudar a divulgar o blog... a internet é uma benção mesmo (se bem usada) hehehe... Se quiser contribuir com algo, testemunhos, estudos, coisas legias, será muito bem vindo!
    Um beijão, prazer em conhece-la! Que Deus lhe abençoe moça! ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá Baa!, valeu pela visita e pela divulgação, também dei uma olhada no seu blog, muito legal, e fica o convite q a Nessa lhe fez.

    abraço

    Que Deus te abençoe e continue te usando

    ResponderExcluir

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]