quarta-feira, 19 de maio de 2010

Perguntas & Respostas ;

Disse Moisés ao Senhor : “Tu me ordenaste: Conduza este povo, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’.
Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”.

(Êxodo 33:12-13)

Eu particularmente gosto muito desse texto, do capítulo 33 do livro de Êxodo, se vocês quiserem, leiam ele com calma, recomendo a leitura, hehe =)

Tá certo que eu não vou colocar todo o capítulo aqui, mas vou destacar alguns versículos.

Pois bem, o que tá acontecendo aqui [um resumo]:

No capítulo 32 de Êxodo, Moisés havia subido ao monte, e demorava a voltar... Então o povo de Israel cansado com a demora de Moisés pediu a Arão pra que ele fizesse deuses que os conduzissem... e Arão fez para o povo um bezero de ouro.
Mas... Moisés continuava lá no monte... E Deus o alertou dizendo que era pra ele descer até o acampamento porque o povo tinha se desviado, e que Sua ira desceria sobre o povo.
Mas Moisés clamou pela misericórdia de Deus sobre o povo, e só então desceu ao acampamento, quando ele chegou ao local e viu o que realmente estava acontecendo... as tábuas da Lei que ele carregava, ele mesmo as quebrou de tanta indignação. Moisés chamou a atenção do povo, porque este fizera coisas que desagradaram a Deus [adoração ao bezero de ouro, acredito que hoje ninguém faria para si um bezero de ouro e o adorasse, mas sim, poderia fazer de coisas materias ou até de pessoas como objeto de adoração - aquilo que ocupa o primeiro lugar na sua vida - como por exemplo: carro, dinheiro, casa, profissão, moda, namoro e outros são coisas que nos dias atuais podem ser a atenção principal da vida de alguém, se este assim o permitir]. Mas continuando... Moisés chama a atenção do povo, e o povo se arrepende do que fez. Então Moisés volta a presença de Deus no monte, e clama pelo perdão de Deus. Aí encontramos o texto mencionado no início.

E eu queria agora destacar o versículo 13:

"Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”.

Moisés pede três coisas pra Deus [PERGUNTAS]

1ª) REVELA-ME OS TEUS PROPÓSITOS, em outras traduções aparece a palavra caminho. Moisés pede pra Deus mostrar o caminho pra ele seguir, Moisés teria que guiar o povo para a terra prometida, mas não sabia o caminho, mas sabia quem o conhecia.

2ª) PARA QUE EU TE CONHEÇA, Moisés queria conhecer mais esse Deus, a cada vez que ele tinha um encontro com Ele, Moisés queria mais de Deus, queria conhecer mais, muito mais... Queria que Deus revelasse o seu caminho, o seu propósito para a vida dele e do povo, para que assim o conhecesse melhor.

3ª) E CONTINUE SENDO ACEITO POR TI, Moisés tinha um objetivo principal: ser aceito por Deus, viver de tal modo que agradasse a Deus, que fizesse Deus sorrir quando olhasse pra Moisés.

Mas pera aí, a história não termina aqui! Deus responde a esses pedidos de Moisés:

Respondeu o Senhor : “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.

Então Moisés lhe declarou: “Se não fores conosco, não nos envies. Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?”

O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.


(Êxodo 33: 14-17)


AS RESPOSTAS:

1ª) EU MESMO O ACOMPANHEREI, a presença de Deus para o povo significa proteção, porque Deus sempre caminhou junto ao povo, e mandava uma coluna de fogo para aquecê-los durante a noite, e uma núvem de sombra para acompanhá-los durante o dia [pensa em caminhar num deserto onde as temperaturas variam muito de 10ºC negativos durante a noite e 50ºC durante o dia]. E ainda, as roupas e sandálias que os israelitas usavam, nunca se desgastaram. Deus sempre estava presente, protegendo e guiando o povo.

2ª) E LHES DAREI DESCANSO, esse descanso significa dependencia de Deus, porque ao mesmo tempo em que Deus dava proteção e direção, o povo precisava depender de Deus, para que assim Deus pudesse se fazer presente. Deus era o pro tetor e dava direção, assim o povo se sentia seguro, não precisava se preocupar com nada, Deus estava no controle, pra quê preocupações?!

3ª) TENHO ME AGRADADO DE VOCÊ E O CONHEÇO PELO NOME, Deus via em Moisés algo que o agradava, e Ele o conhecia como ninguém na terra o conhecia, sabia tudo da vida dele.




Para concluir, Faça das perguntas de Moisés as mesmas que as suas: busque saber qual é o propósito, qual é o caminho de Deus para sua vida; busque conhecer mais de Deus nessa caminhada, e procure agradá-lo em TODOS os momentos!
E que Deus possa te responder que Ele mesmo irá contigo e que Ele mesmo te dará descanso, porque Ele te conhece por completo, sabe da sua vida inteira, e sabe que os planos que Ele tem pra você são muito melhores do que os próprios planos que você sonhou para si mesmo.

Deus abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]