segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desça do monte!

"Mais ou menos uma semana depois de ter dito essas coisas, Jesus levou Pedro, João e Tiago e subiu o monte para orar. Enquanto orava, o seu rosto mudou de aparência, e a sua roupa ficou muito branca e brilhante.De repente, dois homens apareceram ali e começaram a falar com ele. Eram Moisés e Elias, que estavam cercados por um brilho celestial. Eles falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém. Pedro e os seus companheiros estavam dormindo profundamente, mas acordaram e viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.  Quando esses dois homens estavam se afastando de Jesus, Pedro disse: Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele ainda estava falando, quando apareceu uma nuvem e os cobriu. Os discípulos ficaram com medo quando a nuvem desceu sobre eles. E da nuvem veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!" Lucas 9:28-45.

Em síntese, como era de costume para Jesus, ele levava consigo alguns disípulos para orar, desta vez, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João... Enquanto orava, o rosto de Jesus foi transformado e as suas vestes ficaram alvas, claras como o brilho de um relâmpago, surgem aí dois homens de glorioso esplendor e começaram a falar com Jesus: Moisés e Elias. Os discípulos acordam, e não dando conta do que falam, sugerem a Jesus para contruírem 3 tendas: uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. Pouco depois são envolvidos por uma núvem negra e Jesus fica só.

Passando alguns dias, Jesus, Pedro, Tiago e João descem do monte e logo se deparam com uma grande multidão, dentre a multidão um homem tomava a frente e aproximava-se bradando que Jesus curasse seu filho, que era possuído por um espírito que lhe causava convulsões. Jesus o cura, e por fim fala aos seus discípulos (agora os 12): "O Filho do Homem será traído e será entregue nas mãos dos homens". Contudo, os discípulos não o compreenderam.

Chamo-lhes atenção para alguns pontos:

1) Enquanto orava o rosto de Jesus se transformou: aqui podemos ver a glória e o poder de Jesus, e a sua soberania sobre todas as coisas; uma manifestação de Jesus como Deus enquanto está nesse mundo. Isto esclarece de que Jesus já existia antes mesmo da Criação, e de que Deus não criou todas as coisas e depois deu-se conta de que havia errado no seu "rascunho", e então resolve criar Jesus para um escape do seu plano fracassado; muito pelo contrário, Jesus sempre existiu, desde a fundação da Terra, como podemos notar em Gn. 1:26.

2) Os discípulos acordam e resolvem construir tendas: digamos de passagem que foi um "balão" para a ocasião, mas vamos dar um desconto, eles estavam dominados pelo sono e não sabiam direito o que estavam falando. Contudo aqui encontra-se um alerta: A Contemplação. O objetivo da construção dessas tendas era para adorar/ contemplar a Jesus, Elias e Moisés. Nos dias atuais não há nada de errado em contemplar Deus e as coisas que ele tem feito, no entanto, isso gera problema quanto a contemplação/adoração desvia o foco da nossa missão: o "Ide".

3) Quando descem o monte se deparam com uma grande multidão: sedenta e pecaminosa, os discípulos que ficaram ao "pé" do monte, não davam conta de todo o trabalho. Quem poderia os ajudar? Quem pode nos ajudar? Meus queridos, não deixe o trabalho de evangelização nas mãos do pastor, do seminarista, dos líderes, ou do responsável por Missões na sua Igreja. Enquanto contemplamos, há pessoas morrendo a todo instante, almas e almas sem conhecer a salvação e a transformação que Jesus faz em nossas vidas; enquanto contemplamos, a pobreza ceifa suas vítimas e a miséria se torna mãe dos desabrigados... Mas cadê os Cristãos? Os pequenos "cristos"? Estão apenas contemplando???

4) Jesus cura um menino possúido por um espírito: aqui podemos reparar na mediocridade dos seres humanos, poderia não ser culpa do garoto estar em tal situação, mas a ressalva aqui vai para a necessidade que o ser humano enfrenta, a fome para preencher o vazio, oa males que degeneram o espírito e o corpo de outros como eu e você, nossos semelhantes.

Ressaltando, contemplar a grandeza do Senhor não é errado, contudo estejamos alertas às coisas que acontecem ao nosso redor. Drogas, bebidas, doeças e etc. devastam diariamente pessoas de diferentes faixas etárias, e o número de jovens vítimas, é ascendente. Portanto companheiro, desca do monte e contemple a miséria humana e o caos, desça caminhando, não espere para que Deus crie circunstância para que você possa descer (porque você pode descer rolando, o que é mais doloroso). Peça a Deus que o capacite para que possa alcançar pessoas, afinal, Jesus mesmo disse que outros farão obras maiores que as dele. Então se liga, desça do comodismo também, vamos todos descer do monte e combater o bom combate juntos, pois a multidão está esperando!!!
 
Grade abraço!
 
 
Texto de Alex Jr. da Silva
Confina na íntegra aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]