segunda-feira, 19 de julho de 2010

Deus em Primeiro Lugar

II Crônicas 15

1 Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.

2 E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.

8 Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR.

9 E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o SENHOR seu Deus era com ele.

10 E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa.

11 E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao SENHOR, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas.

12 E entraram na aliança para buscarem o SENHOR Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma;

13 E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.

14 E juraram ao SENHOR, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas.

15 E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o SENHOR lhes deu repouso ao redor.

19 E não houve guerra até ao ano trigésimo quinto do reinado de Asa.


O que está acontecendo aqui?

Asa herdou o trono de seu pai. E quando ele estava reinando, veio o profeta Odede, que disse: “O SENHOR está com vocês, enquanto vocês estão com ele, e, se o buscarem, o acharão; porém, se o deixarem, Ele vos deixará”.

Deus estaria com o povo, se o povo o buscasse. Deus deixaria ser encontrado pelo povo. Mas se o povo não o buscasse, Deus iria deixar o povo.

Então, o rei Asa fez um propósito com Deus e com o povo a partir daquele momento: “Todo mundo, quer homem ou mulher, jovem, criança ou idoso deveria buscar a Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma, e quem não fizesse isso, morreria.”

Sério não?!

Quem não buscasse a Deus morreria.

E o que aconteceu quando o rei e o povo se comprometeram a buscar a Deus?!

Houve alegria e paz.

Isso me lembra o texto de Mateus 6.33

“Buscai, pois, o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

No texto de Mateus, o verso anterior fala que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, quanto àquilo que devemos de vestir, de comer ou de beber. Mas que devemos nos preocupar EM PRIMEIRO LUGAR com as coisas de Deus. Com a sua Obra, com sua Palavra, que o resto, tudo aquilo que precisamos nos será acrescentado.

Na situação do rei Asa, Deus concedeu a eles, uma das coisas mais importantes que eles precisavam: paz e alegria plena.

Paz porque uma nação rodeada por outras nações, em momentos de guerra, causa um grande stress na população inteira – pessoas sendo mortas, pessoas sendo levadas como escrevas, destruições de prédios e casas, fome, e tantos outros problemas que podemos citar que são causados pela guerra. Mas durante todo o tempo em que o rei e o povo decidiram buscar a Deus de todo o coração e de toda a alma, a guerra não os preocupou em nenhum momento, antes, Deus os deu paz. Muita paz.

Alegria porque o coração deles estavam alegres, não era uma alegria passageira, mas uma alegria plena porque estavam alegrando o coração de Deus. É possível entender isso? Quando fazemos aquilo que Deus gosta – o buscarmos – Ele se alegra, e enche a nossa vida de alegria plena.

Deus concedeu àquela nação que decidiu buscá-lo aquilo que eles mais precisavam.

E será que nós, também podemos fazer isso?

Buscar a Deus em primeiro lugar e confiar que Ele irá acrescentar aquilo que mais precisamos em nossa vida em todos os sentidos? Em todas as áreas?

Em Gênesis 24, conta uma história muito linda de como Isaque conheceu a sua esposa Rebeca. Abraão, pai de Isaque, já estava muito velho e pediu ao seu servo para que buscasse uma esposa para seu filho no meio da parentela de Abraão. E o servo foi. Quando ele chegou perto de um poço, onde moças tiravam água, ele orou a Deus dizendo que “se fosse do agrado de Deus, que Deus concedesse graça a sua missão, e que uma das moças quando fosse tirar água do poço, quando o servo pedisse: - dê-me água para beber, e se ela responder: - bebe, pois também darei água aos seus camelos; que essa fosse a mulher escolhida por Deus para ser esposa de Isaque.” E assim aconteceu, quando o servo terminou essa oração, ele avistou Rebeca, que agiu conforme a oração que ele tinha feito. E o mais surpreendente é que Rebeca era neta do irmão de Abraão. Ela era a escolhida, e o servo a trouxe para Isaque, que fez dela sua mulher.

Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele cuida de cada detalhe da nossa vida. De cada detalhe mesmo. Às vezes até podemos pensar que Deus não está nem preocupado com a nossa vida, que Ele se esqueceu de nós.

Mas Ele não esqueceu.

Ele é o mais interessado na nossa vida. Somos feitura dEle.

Foi Ele quem nos criou. Ele sabe mais do que ninguém daquilo que nós precisamos.

Quando o buscamos, Ele deixa ser encontrado por nós.

E porque não confiar nesse agir de Deus em nós, quando o buscarmos?

Mas voltando a história do Rei Asa, vocês reparam que no verso 19 fala que houve paz até o ano trigésimo quinto?!

Porque só até o ano 35 do reinado de Asa?

O que aconteceu?

No capítulo 16, teremos a resposta:

1 No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para não deixar ninguém sair, nem chegar a Asa, rei de Judá.

2 Então Asa tirou a prata e o ouro dos tesouros da casa do SENHOR, e da casa do rei; e enviou servos a Ben-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:

3 Acordo há entre mim e ti, como houve entre meu pai e o teu; eis que te envio prata e ouro; vai, pois, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim.

Asa que antes tinha construído templos para o Senhor, agora estava tirando todo o ouro e prata que estavam neles.

Asa que antes tinha confiado no Senhor, agora estava fazendo uma aliança com um povo que não servia a Deus.

7 Naquele mesmo tempo veio Hanani; o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no SENHOR teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão.

8 Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no SENHOR, ele os entregou nas tuas mãos.

9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

10 Porém Asa se indignou contra o vidente, e lançou-o na casa do tronco; porque estava enfurecido contra ele, por causa disto; também Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo.

Deus manda um vidente alertar Asa da burrada que ele tinha cometido. Mas Asa, nem deu ouvidos, tanto que mandou lançar esse vidente na casa do tronco.

Qual foi o resultado disso?!

Guerra e morte.

Quando deixamos Deus lado, acontece aquilo que mais tememos, e consequentemente morremos, talvez não fisicamente, mas espiritualmente.

12 E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos.

13 E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.

Quando Asa começou a deixar Deus de lado?

No ano 36 de seu reinado.

Três anos depois, Asa cai doente. E não busca a Deus, e depois de dois anos, morre.

Porque há esse intervalo de tempo?

Será que Deus não estava oferecendo a Asa uma segunda chance pra ele voltar aos caminhos de Deus?!

Mas Asa não quis.


*Concluindo: Ainda há tempo para buscarmos a Deus.

Quando buscamos a Deus em primeiro lugar, Ele concede a nós aquilo que precisamos.

Quando deixamos Deus de lado, aquilo que mais tememos acontece.

O que eu quero dizer, é que não perca tempo! Não deixe Deus de lado!

Deixe Ele participar da tua vida em todos os momentos. Deixe Ele tomar o controle da sua vida.

Como se você estivesse num carro, dirigindo a sua vida. Quando deixamos Deus em primeiro lugar, entregamos a Ele o volante da vida, e confiamos que Ele nos levará para o melhor caminho.

Mas não busque a Deus por causa das bênçãos!

Tem uma música que diz: “não quero ter tuas bênçãos sem antes passar pela cruz”

Busque a Deus por aquilo que Ele é pra você: Senhor, Salvador, Amigo, Fiel, Companheiro, Paizão, Consolador, Socorro bem presente na tribulação...

Deixe Ele em primeiro lugar, porque Ele te criou, Ele te ama, e sabe o que é melhor pra você, e no momento certo, todas as coisas serão acrescentadas em tua vida.

Parece algo tão simples, mas tão difícil de pôr em prática.

Vamos colocar isso em prática.



“O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, Ele vos deixará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]