quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reconstruir

Bom dia, boa tarde, boa noite! Como estão vcs ??

Eu estou bem, gozando de alguns dias de férias. Coisa boa! *---*
Mas hoje, eu quero trazer um devocional bem rápido pra vocês,
de um texto que o Pastor trouxe pra nós no domingo.

No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? —diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. [Ageu 2:1-9]

O que estava acontecendo aqui:

1) O povo de Israel, durante um longo tempo foi escravo do povo Babilônico, e o texto acima fala de quando o povo de Israel tinha voltado pra sua terra natal. Mas a casa de Deus estava em ruínas, e ela permaneceu assim, por mais ou menos 17 anos.

2) Depois de tanto tempo veio a Palavra do Senhor pelo profeta Ageu, e o Senhor estava alertando o povo, porque este dizia que não era tempo de construir a casa de Deus, mas as casas do povo de Israel estavam apaineladas = bonitas, com telhado, luxuosas. Enquanto a casa de Deus = em ruínas. Ao invés de construirem a casa de Deus, cada um corria para sua própria casa.

3) A consequência disso era que tudo aquilo que eles faziam, não prosperava, não virava em nada. Eles esperavam, sonhavam muito, mas muito daquilo que eles esperavam ou sonhavam se tornava em pouco.

4) Deus disse ao povo que eles deveriam reconstruir a casa de Deus, e que dela Ele irá se agradar e se glorificar.


• Quantas vezes nos questionamos: "Mas comigo tudo está errado, nada dá certo" ou "Por quê isso está acontecendo comigo, será que Deus existe mesmo?"
O motivo de tudo dar errado, às vezes, é por que deixamos de lado o que realmente é importante. O povo de Israel deixou a casa de Deus em ruínas, enquanto suas próprias casas estavam belas e arrumadas. Opa! Acho que tem algo de errado aí! (rsrs) As prioridades da nossa vida, quais são?! Será que vivemos mais preocupados com nós mesmos, e deixamos de lado a vida espiritual, a vida com Deus?!
Antigamente, Deus habitava em templos. Hoje, Ele habita em cada coração que tem Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. E como está seu coração?! Está arrumado para o dono? Ou está em ruínas?

Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR. Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR. [Ageu 1: 12-13]

O povo de Israel atendeu as palavras do Senhor, reconstruíram o templo. E o Senhor estava com eles, em cada momento!

Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais. Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. [Ageu 2: 4-7]

Todo o trabalho de reconstrução não é fácil. Há detalhes que precisam ser vistos, coisas que precisam ser ajeitadas.

Ageu 2:18 Ponde, pois, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, ponde o vosso coração nestas coisas. [versão RC - revista corrigida]

E devemos estar empenhados nisso! O trabalho pode ser difícil, mas Deus está conosco! Ele nos manda ter coragem! Sê forte!

Ageu 2:19 Há ainda semente no celeiro? Nem a videira, nem a figueira, nem a romeira, nem a oliveira têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.

Trabalhe na reconstrução da casa de Deus, não se preocupe tanto com a sua própria casa. Porque a partir do dia em que vc se dedicar nisso, Deus estará te abençoando, mesmo que as coisas não estejam tão bem assim. Mas confie em Deus. Ele está contigo! Te auxiliando em cada passo!




Deus abençoe
Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]