quarta-feira, 25 de novembro de 2009

... AOS SOLTEIROS !!

E aí galera?! Tudo numa boa?! Eu estou lendo nesses últimos dias o livro “eu disse adeus ao namoro” de Joshua Harris. Nossa, ele é muito bom. Recomendo a leitura! Ah, mas se alguém disser: poxa! Mas eu não tenho esse livro. Como eu faço pra ler?! É simples! Fala comigo que eu dou um jeito de te mandar uma cópia do livro pra você ler e ser edificado aí! =) Mas assim, esse livro está falando mto comigo, e ao mesmo tempo dando muita paz ao meu coração. Por isso, quero compartilhar com vocês essa semana um trechinho desse livro.

Vamos lá então:

QUALQUER ÉPOCA DA VIDA EM QUE SE ESTÁ SOLTEIRO É UM PRESENTE DE DEUS.


A maioria de nós, não permanecerá solteiro por TODA a vida, e eu acho que devemos ver o “estar solteiro” como uma época de nossas vidas, um presente de Deus. Deus dá as linhas gerais para uma atitude apropriada em relação ao estar solteiro em I Co 7:32. A tradução do The Message (A Mensagem) diz assim:

Eu quero que vocês vivam as suas vidas o mais livre de complicações que for possível. Quando estão solteiros, vocês ficam livres para se concentrarem em simplesmente agradar ao Mestre. O casamento o envolve em todas as tarefas da vida doméstica e em querer agradar ao cônjuge, levando a tantas outras demandas da sua atenção. O tempo e a energia que pessoas casadas gastam cuidando e nutrindo um ao outro, os solteiros podem gastar se tornando inteiramente em instrumentos santos para Deus.



Paulo não diz isso para rebaixar o casamento. Ele diz isso para nos encorajar a vermos o estar solteiro como um presente. Deus não usa o estar solteiro como uma punição. Ele criou esta época como uma oportunidade sem paralelos para o crescimento e serviço que não deveríamos assumir como sendo normal ou permitir que ela passe desapercebida.

Alguém disse acertadamente: “Não faça nada a respeito de estar solteiro - faça algo com o fato de estar solteiro!” Pare por um minuto e avalie se você está usando o presente de Deus de estar solteiro como Ele deseja. Faça a si mesmo estas perguntas: “Estou concentrado em simplesmente agradar ao Mestre? Estou usando esta época da minha vida para me tornar inteiramente um instrumento santo para Deus? Ou estou lutando para encontrar um relacionamento romântico com alguém? Será que estou desperdiçando o presente de estar solteiro? Estou enchendo a minha vida com complicações e preocupações desnecessárias de um namoro?

Enquanto estamos solteiros, o namoro não apenas impede de nos prepararmos para o casamento, como tem grandes possibilidades de nos roubar o presente de estar solteiro. O namoro pode nos amarrar em uma série de pseudo-relacionamentos, mas Deus quer que maximizemos a nossa liberdade e flexibilidade para servi-lo. Qualquer época em que se está solteiro é um presente, independente se você tem dezesseis ou vinte e seis anos de idade. Você pode fazer um desserviço a Deus ao desperdiçar o potencial desta época em um estilo de vida de namoros de curta duração.


VOCÊ REALMENTE CONFIA NELE?


Deus quer apenas que esperemos. Mesmo achando que esta idéia não seja audaciosa, desafiante ou que impressiona, ela é obediente, e a nossa obediência impressiona a Deus.

Esperar pelo tempo de Deus implica em confiar na bondade de Deus. Nós desenvolvemos paciência ao confiar que Deus nos nega coisas boas no presente somente porque Ele tem algo melhor para nós no futuro.

Eu admito - frequentemente tenho dificuldades de confiar em Deus. Quando o assunto é minha vida amorosa, tenho um medo inoportuno de que Ele queira que eu permaneça solteiro para sempre. Ou temo que se Ele me deixar casar, Ele vai me arrumar uma garota por quem não sentiria nenhuma atração.

Sei que estes temores são tolices. Nos meus melhores momentos admito que eu não baseei estes medos na realidade do amoroso e carinhoso Pai Celeste que vim a conhecer. Mas mesmo sabendo que Ele é um Deus bom, muitas vezes permito que a minha falta de fé afete o modo que abordo o namoro.

Temo que Deus me esqueça. Ao invés de confiar no Seu tempo perfeito, frequentemente tento levar as coisas com as próprias mãos. Eu tiro de Deus o calendário da minha vida e começo a anotar freneticamente os meus próprios planos e compromissos. “Deus, sei que você é onipotente e tudo mais,” eu digo, “mas acho que você realmente não reparou no fato de que esta (e) garota (o) aqui é o meu destino. Se eu não for atrás dela (e) agora, o meu futuro vai escapulir!” Eventualmente, como uma ovelha, devolvo programação do meu tempo, energia e atenção, dizendo: “É claro que confio em Você, Senhor, mas apenas acho que Você poderia estar precisando de uma mãozinha.”

Um artigo na revista Time deixou uma imagem gravada em minha mente: uma criancinha sentada sozinha em um quarto, com os olhos fitos em um docinho. Esta foto estranha capta os sentimentos que tenho no conflito de confiar em Deus para cuidar do meu futuro estado civil.

O tema do artigo não era relacionado com namoro - e nem com docinhos. Era sobre uma pesquisa feita com crianças. Os primeiros parágrafos diziam assim:


Ao que tudo indica um cientista pode prever o futuro ao observar crianças de quatro anos de idade interagirem com um docinho. O pesquisador convida as crianças, uma de cada vez, em um quarto comum e começa o seu gentil tormento: “Você pode comer este docinho agora”, ele diz, “mas se você esperar até que eu resolva um assunto, você poderá ficar com dois docinhos quando eu voltar.” E então ele vai embora. Algumas crianças agarram o doce no minuto que ele sai pela porta. Outros duram alguns minutos antes de desistirem. Mas outros estão determinados a esperarem. Eles cobrem os olhos; abaixam a cabeça; ficam cantarolando; tentam brincar ou até mesmo caem no sono. Quando o pesquisador retorna, ele dá a estas crianças os seus “suados” docinhos. E então a ciência aguarda até que cresçam.

O impressionante aconteceu. Uma enquete entre os pais e professores das crianças levantou que aqueles que, aos quatro anos de idade, tiveram a esperar pelo segundo docinho geralmente se tornavam adolescentes mais ajustados, mais populares, aventureiros, confiantes e de confiança. As crianças que logo caiam na tentação eram mais suscetíveis a serem solitários, teimosos e se frustravam facilmente. Eles se dobravam sob pressão e se intimidavam com desafios.


Obviamente, a moral da estória é que desenvolver o caráter necessário para adiar uma satisfação em pequenas áreas pode se traduzir em grande sucesso em outras áreas. Mas as crianças de quatro anos de idade no estudo não sabiam disso. Eles não resistiram ao docinho desejando obter melhores notas no ensino médio. Eles superaram a vontade de comer o docinho porque eles tinham fé - eles podiam vislumbrar o momento quando o simpático homem de roupa branca retornaria com dois docinhos. Eles perseveraram porque eles tinham confiança.

Esta estória realmente me encoraja. Algumas vezes enquanto espero pelo tempo de Deus para o romance, enfrento os mesmos conflitos internos que aqueles garotinhos devem ter enfrentado. Como o docinho que atrai a atenção do menino, o namoro me chama pelo nome. E deixe-me dizer isso, parece uma delícia.

Por que eu não pego logo? E por que você não? Porque Deus prometeu algo melhor. Ele provê algo melhor agora ao aproveitarmos as oportunidades únicas de estar solteiro, e ele proverá algo melhor depois quando entrarmos no casamento. Mas precisamos ter fé para crer nisso. Como aquelas criancinhas, somos deixados a sós com algo que poderia nos satisfazer imediatamente. E não conseguimos enxergar a recompensa de adiar a nossa satisfação.

Isso nos leva à seguinte questão: Você confia em Deus? Não me venha com uma resposta pronta da escola dominical. Você REALMENTE confia Nele? Você vive a sua vida como se confiasse Nele? Você crê que abrindo mão de algo bom agora por ser a hora errada Deus irá trazer algo melhor quando for a

hora certa?

[páginas 52 a 54]



Mas, agora a batata quente está nas tuas mãos!

Quem vai decidir se vai confiar em Deus ou não é você!

Quem vai decidir esperar o tempo certo de Deus ou não para sua vida é você!

Quem vai decidir aproveitar ou não a oportunidade de “estar solteiro” é você!

Que Deus te oriente para fazer a melhor escolha!

Deus seja contigo

Um dia de vitórias

Abraçones!


2 comentários:

  1. Oiiii!! quase q não consigo comentar... Tbm to lendo esse livro, e realmente é muito bom, td mundo deveria ler se pretende se casar um dia, eheheh.... Tbm vou compartilhar alguns trechos aqui, daqui uns dias...

    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  2. opa! legal aí Nessa!
    o livro eh mto bom mesmo =)

    Deus abençoe
    beijos

    ResponderExcluir

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]