quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Complexo de Gafanhoto


Olá galera!!!
E ae como tem passado? Mais uma quinta e aqui estou eu trazendo mais um post, hoje é um estudo que li ha muito tempo na revista ‘Você Adolescente’, está semana Deus me lembro deste estudo que estava praticamente no fundo do baú (rsrs). Vamos lá então:

Em números 13 é relata uma história sobre o povo de Israel:
1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo dos seus pais enviareis um homem, sendo cada qual princípe entre eles.
3 E enviou-os Moisés, do deserto de Parã, segundo o mandado do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.
O texto continua relatando o nome dos 12 espias. Eles mapearam a posição de cada grupo étnico, observaram os pontos fortes e fracos de cada área da terra. E após quarenta dias neste trabalho voltaram e trazerem o seguinte relatório:
27 E relataram a Móises e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o fruto.
28 O povo, porém, que habita nessa terra, é poderoso, e as cidades fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enac.
29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar, e pela ribeira do Jordão.
30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança: porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
31 Porém os homens que com ele subiram, disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 E infamaram a terra que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passámos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura.
33 Também vimos ali gigantes, filhos de Enac, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim, também, éramos aos seus olhos.
O grupo ficou vitimado com o que é chamado de ‘complexo de gafanhoto’. No versículo 31 Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós” vemos que os espias eram pessimistas, viam as coisas com óculos de covardia. O complexo de gafanhoto é quando fixamos os nossos olhos na nossa limitação e não no poder do Deus.  Muitas e muitas vezes o diabo usa táticas contra nós de sussurrando que  não somos nada, que já cometemos muitos pecados, que  somos um fracasso, que somos pecadores, que não conseguimos fazer nada direito e assim por diante, mas “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1). Não devemos olhar para a aparência dos nossos inimigos e para sua grandeza, e sim para Deus, que é o Deus todo-poderoso, que criou os céus e a terra.
O povo estava com amnésia, pois já havia se esquecido de como Deus os havia liberto do Egito, o mar vermelho, o maná e outras maravilhas que Deus havia operado entre eles. Nós também muitas vezes esquecemos, ou não lemos na Bíblia tudo o que Deus já fez, o quanto Deus é poderoso, em nossa vida também Deus já fez tanta coisas, já derramou tantas bênçãos, mas nós não lembramos disto e assim vemos nosso inimigo como um gigante a nossa frente.
No decorrer do relato podemos ver que “Então levantou-se toda a congregação, e alçaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse; Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou  mesmo nesse deserto!” (Números 14.1-2)
O povo entrou em pânico e não viam que poderiam vencer os povos da terra de Canaã. Começaram a criticar a liderança de Moisés e Arão, no versículo 10 pode ser visto que o povo queria apedrejar os líderes. “Diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito”(Números 14.4), a multidão estava em desespero, por simplesmente não ver a força que tinham, o Deus todo-poderoso que tinham, deixavam se levar por pensamentos pessimistas e olhavam para o passado, e achavam este que era bom, mesmo a escravidão no Egito.
No verso 9 do capítulo 14 “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais” Moisés exorta o povo.
O complexo de gafanhoto só existe quando ignoramos a força que temos; quando ignoramos os atos de Deus na história; e quando esquecemos que Deus está conosco. Portanto, lembremos sempre que temos Deus ao nosso lado, de tudo que  já fez pelo seu povo, de seu poder, não vamos nós deixar vencer por pensamentos pessimistas.
(baseado em: FONSECA, João Soares. Complexo de Gafanhoto. Você Adolescente. Rio de Janeiro, ano 11, nº 1, p.2-5.)
Boa quinta-feira pra vocês que Deus abençoe muito a cada um!!!
Abração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]