segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Não tenho tempo.

E aí gurizada?!
Como foi o findiii?
Pois bem, para 267 adolescentes e jovens o final de semana foi incrivelmente marcado pela Presença de Deus no evento que aconteceu no ABP-Bozano/RS, o ACAM.
Uhuuuu! *----* pra quem foi, valeu a pena! Deu pra curtir, se divertir, rir, cantar, pular, gritar, jogar uno, jogar futebol e volêi debaixo de chuva, tomar banho de chuva, curtir um banho frio no inverno, deu pra aprender mais de Deus, sentir Sua Presença e ser quebrantado por Ela.
O quê?! Você não participou?
Não se preocupe!
Ano que vem teremos mais! *-*


Pois bem, o preletor era o Pr. David, que trouxe os estudos na sexta a noite, sábado de manhã e de noite e ainda no domingo pela manhã.
Fica difícil resumir tanto conteúdo pra um post só, mas vamos tentar.

Existem três tipos de tempo: pasado, presente e futuro.

• Passado já era!

O passado não volta mais. Até podemos nos arrepender das coisas que fizemos ou que deixamos de fazer, mas nada que façamos pode mudar isso.
Se analizarmos bem, o passado, presente e futuro sempre andam juntos. Como pode isso?
Aquilo que aconteceu à um minuto atrás não volta mais. E pode influenciar no seu futuro. Toda ação possui uma reação com uma força diretamente proporcional.

Se conjugarmos o verbo fazer no passado. Quem é bom de português aí?!

** Pretérito Perfeito **
Eu fiz
Tu fizeste
Ele fez
Nós fizemos
Vós fizestes
Eles fizeram


O pretérito perfeito indica algo que foi feito no passado.

Em I Samuel 13: 11-14 conta a história de Saul, rei de Israel e Samuel, o profeta. O povo de Israel estava em guerra, e antes de começar, era oferecido a Deus um sacrifício. Mas Samuel demorava a chegar, e então Saul por conta própria, resolve fazer esse sacrifício. E quando Samuel chega ele pergunta a Saul "O que você fez?" "Agiste nesciamente não guardaste o mandamento do Senhor".

Toda ação possui uma reação que possui uma força diretamente proporcional. Isso é física, mas se aplica muito bem a vida real. Porque muitas vezes erramos na nossa vida, e a as consequências vêm.
Errar todo o mundo era, a diferença está entre errar e continuar cometendo o mesmo erro, ou errar e se arrepender do erro e não cometê-lo mais, vigiar para que não aconteça de novo.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, há um Deus que perdoa, e não somente perdoa, mas purifica também todo o pecado.

** Pretérito Imperfeito **

Eu fazia
Tu fazias
Ele fazia
Nós fazíamos
Vós fazíeis
Eles faziam

Esse tempo verbal, indica algo que foi feito no passado e que hoje não, talvez, não seja feito mais.

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrependa-te, e pratica as primeiras obras..." Ap 2:5a

O que você fazia de bom que agradava a Deus e que hoje não faz mais?!
Tinha comunhão com Deus e com irmãos da fé, e hoje a preguiça e a intriga tomam conta?
Peça a Deus para trazer a sua memória aquilo que você deixou de fazer que fazia o coração Dele sorrir. Peça força e coragem para recomeçar a praticar aquilo que agradava a Ele.

** Pretérito mais que perfeito **

Eu fizera
Tu fizeras
Ele fizera
Nós fizéramos
Vós fizéreis
Eles fizeram

Esse tempo incida o passado do passado. Como assim?
Um exemplo bem prático, analise a frase: "João caçou a lebre com o cão que ele comprara."
Para João caçar a lebre, antes ele comprou o cão.
Outro exemplo prático que podemos usar é quando uma pessoa adulta que ainda tem atitudes de criança.

"Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" 2 Coríntios 5:17

As dores do passado muitas vezes são sua força no futuro. Os erros do passado podem ser seu ministério no futuro.


E para concluir, o Pr também falou sobre o presente e o futuro.
Antes que sol se vá precisamos revisar o nosso dia, ver o que foi de produtivo e o que precisamos melhorar, não simplesmente fazer como diz aquela música "deixa a vida me levar..." Não é assim! Tudo o que fizermos hoje, colheremos no futuro!

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Efésios 4: 25-32

E o Futuro a Deus pertence, em Gênesis 37 conta a história de um jovem sonhador: José. Ele sonhava que iria ser um grande homem, que iria ser alguém importante, onde seu pai e seus irmãos iriam se curvar diante dele, mas seus irmãos e seu pai não acreditaram nisso. Um tempo depois ele foi vendido pelos próprios irmãos, se tornou servo de Potifar, foi preso injustamente, e depois de interpretar um sonho, se tornou governador do Egito. Em todo o tempo, mesmo passando pelas maiores dificuldades, ele foi fiel a Deus. E Deus transformou todo o mal em bem.

As pessoas que sonham, ecrevem a história.

O futuro a Deus pertence, devemos entregar isso nas mãos dEle e deixar que Ele nos mostre o melhor caminho. Para o futuro, há três grandes questões que agora no presente precisam começar a "serem cultivadas" nas nossas vida. A maior decisão da sua vida, é sobre o sua eternidade, com quem você quer passar a eternidade: com Deus ou com o diabo? A segunda maior decisão é sobre com quem você vai passar o resto dos seus dias. E a terceira é sobre o que você vai fazer da sua vida.

É difícil tomar essas três decisões, por isso, não se precipite. Antes, busque a Deus, busque saber qual é a vontade dEle pra você.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11

Sonhe os sonhos de Deus!

O tempo passa tão rápido, ele escorre pelos dedos muitas vezes. E quanto tempo leva pra conhecer alguém infinito?! Quanto tempo você tem dedicado pra se envolver pra ter intimidade com o Pai?! Você está Conectado com o Pai?


Lembre-se que o passado já era, ele não volta mais. Peça perdão e perdoe as pessoas que um dia você machucou ou foi ferida por elas. O presente é algo que deve ser aproveitado bem hoje. Antes que o sol se vá precisamos acertar nossos erros e falhas, aproveitar o hoje com as pessoas que amamos, investir tempo nelas. O futuro a Deus pertence, devemos sonhar os sonhos que Deus tem pra nós, porque os sonhos Dele são os melhores para a nossa vida! Precisamos separar um tempo para termos intimidade com Pai, Ele é nosso pai e nós os filhos, qual o tipo de relacionamento que temos com Ele? É uma conexão direta ou indireta?

Cultive bem o seu tempo naquilo que realmente for importante, porque se você se preocupar com coisas passageiras e que não são úteis, você não terá tempo para aquilo que é realmente importante.

Deus abençoe!

Um ótimo dia, abraçoones!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]