segunda-feira, 16 de agosto de 2010

... da maneira certa...

Quantos aqui ainda se lembram um pouco do último estudo que eu tinha feito? http://gurizadadecristo.blogspot.com/2010/07/deus-em-primeiro-lugar.html

Bem, eu havia falado sobre colocar Deus em primeiro lugar das nossas vidas. Que como o exemplo do Rei Asa lá de 2 Crônicas, que ele havia feito um pacto com Deus e com o povo, para que todos buscassem a Deus, e caso alguém não fizesse isso, teria uma leve pena sabe... tipo, a morte, nada de mais né?! Capaz, o negócio era sério. Ou buscava ou buscava a Deus, porque se não fizesse isso, forca. E quando o povo fez isso de coração, Deus abençoou. Com o que? Alguém se lembra? Paz e alegria – aquilo que eles precisavam. Mas... a vida é uma caixinha de surpresas... Asa se esqueceu da promessa que havia feito com Deus e com o povo, e começou a se envolver com pessoas erradas e se deu mal. Ele se esqueceu de Deus, e veio guerra e morte para ele e para o povo.

Mateus 6:33

“Buscai pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

Quantos aqui querem ou já possuem Deus em primeiro lugar de suas vidas?

Porque assim, quando colocamos Deus em primeiro lugar, confiamos plenamente no agir dEle, nos envolvemos com a obra dEle, e cremos que Ele nos acrescentará aquilo que precisamos. Talvez não seja aquilo que nós queremos, porque Ele sabe o que é melhor pra nós, e nos dá na hora certa, tudo o que PRECISAMOS.

Pois bem, isso foi só pra relembrar.

E eu pergunto hoje: MAS SERÁ QUE ESTAMOS FAZENDO ISSO DA MANEIRA CERTA?!

Um pequeno exemplo: Um dia tem 24 horas, certo?! E se Deus está em primeiro lugar, quando tempo temos nos envolvido com Ele? Como vimos no Acam, Deus é um ser relacional, que busca ter intimidade conosco, e nós estamos permitindo isso?

ISAÍAS 58

2 De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar.

3 O povo pergunta a Deus: Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso? O SENHOR responde: A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados.

4 Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações?

5 O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada?

6 Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.

7 O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.

8 Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados.

9 Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: Estou aqui! Se acabarem com todo tipo de exploração, com todas as ameaças e xingamentos;

10 se derem de comer aos famintos e socorrerem os necessitados, a luz da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz do meio-dia.

11 Eu, o SENHOR, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não pára de correr água.

12 Em cima dos alicerces antigos, vocês reconstruirão cidades que tinham sido arrasadas. Vocês serão conhecidos como o povo que levantou muralhas de novo, que construiu novamente casas que tinham caído.

Beleza, o que esse texto aí quer dizer? Alguém se arrisca a dar um palpite?

Bem, no verso dois diz que o povo PROCURAVA fazer TUDO pra agradar a Deus: adoravam todos os dias, diziam que queriam saber qual é a vontade de Deus, como se fosse um povo que faz o que é direito e que não desobedece às leis de Deus. Pedem para que Deus lhes dê leis justas e sempre estão sempre prontos para adorar a Deus.

Aos olhos humanos, vendo alguém fazer isso, o que diríamos? Talvez consideraríamos essas atitudes corretas e sábias.

O povo procurava agradar a Deus em todos os sentidos, mas perguntou a Deus no verso 3: “De que adianta jejuar, fazer tudo isso, se Deus nem nota?”

Como se o céu estivesse de bronze. Ninguém respondia.

Mas Deus responde ao povo: “A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados.”

Enquanto o povo estava lá, tentando fazer a vontade de Deus, o seu coração estava looonge. Estavam preocupados com outras coisas.

O que Deus queria que eles fizessem, no verso 6 e 7:

“Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.”

Todas essas atitudes têm algo em comum com aquilo que Jesus fazia?!

Sim, e muito. Na verdade tudo.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama” João 14.15

De uma forma genérica, podemos dizer: Aquele que sabe e que obedece aos mandamentos (Bíblia), esse é o que ama Jesus!

O que eu estou querendo dizer com tudo isso aqui: que precisamos agir como Jesus agiu. Saber o que devemos fazer pela luz da Bíblia e praticar isso!


Tem um livro muito famoso: “em seus passos, o que faria Jesus”

Agir de tal modo, que a cada passo que dermos, possamos refletir as ações de Jesus.

Como fazer isso?

João 15:4-5

“Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

Sem Jesus, nada poderemos fazer. Para agir como Ele agiu, precisamos estar unidos com Ele, e consequentemente pedir a sua sabedoria, para que a cada dia possamos fazer diferença nesse mundo.

Se fizermos isso

(Isaías 58:8) Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados.

A Bíblia diz que somos sal e LUZ do mundo. Se andarmos como Jesus andou, mostraremos a luz de Deus ao mundo.

Quero concluir com uma frase:

“Missão sem submissão = perda de tempo”

Gravem isso. Qual é a missão? Se Deus está em primeiro lugar das nossas vidas, nossa atitude deve ser igual a de Jesus. Para que o mundo venha a conhecer a Luz de Deus através das nossas vidas.

A Missão é agir como Jesus agiu.

O que é submissão? É a dedicação. O tempo que vou me dedicar a aprender, a estar perto de Jesus de tal forma, que os outros possam sentir o perfume dEle em mim. É o compromisso de praticar aquilo que aprendi. Somos humanos, podemos vir a falhar. Mas não importa quantas vezes caímos, mas quantas vezes queremos levantar.

“(9a) Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: Estou aqui!”

Missão sem submissão é perda de tempo.

Não perca tempo!

Faça sua missão com submissão!

Quero terminar com uma carta “escrita por Satanás.” É forte a mensagem. Às vezes os nossos dias são tão corridos, que não damos atenção devida, não buscamos a Deus na medida necesaria, e isso é um grande perigo.

CARTA DE SATANAS

Ontem eu te vi quando começava o seu dia. Acordou e nem sequer orou ao seu Deus. Ou melhor, durante todo o dia você não orou, e nem lembrou de abençoar sua comida. Você é muito ingrato para com o seu Deus, e isso em você me agrada muito. Eu também gosto da enorme fraqueza que sempre demonstra no que diz respeito ao seu crescimento espiritual, em ser um cristão.

Raramente lê a Bíblia e quando faz está cansado. Não medita no que lê, ora quase nada, além disso, muitas vezes diz palavras que não analisa. Por qualquer pretexto chega tarde ou falta ao seu culto de ensino. E o que falar de suas murmurações? Temos assistido muitos filmes juntos, sem falar nas vezes que fomos juntos ao teatro. Lembra daquele dia da tua fraqueza com aquela linda pessoa (aquela gatinha(o))? Oh como foi bom!

Mas o mais me agrada é que você não se arrepende. E que sabe que é jovem e tem que aproveitar a vida, pensa só na carne e acredita que precisa ser salvo para a eternidade. Não há duvida você é um dos meus.

Amo as piadas vergonhosas que você conta e que também escuta. Você ri delas, eu também rio de ver um filho de Deus participando disto. O fato é que nos sentimos bem. A musica vulgar e de duplo sentido que você escuta me agrada demais. Como você sabe quais são os grupos que eu gosto de escutar? Também adoro quando murmura e se revolta contra o seu Deus.

Sinto-me feliz quando vejo você dançando e fazendo estes movimentos sensuais, eles me fascinam. Como isso me agrada!!! Você quer se encontrar comigo qualquer dia destes???

Certamente quando você está se divertindo saudavelmente, fico triste, mas sem problema, sempre haverá outra oportunidade. Tem vezes que me faz coisas incríveis, quando da mal exemplo as crianças ou quando os autoriza para perderem a sua inocência através da televisão, musicas ou coisas do gênero. Eles são tão espertos que imitam facilmente tudo o vêem. Muito obrigado.

O que mais me agrada é que poucas vezes tenho que te tentar, quase sempre cai por conta própria. Você busca os melhores momentos, se expõe as situações perigosas, me dando lugar!

Se tivesse cabeça mudaria de ambiente e de companhias; buscaria a palavra de Deus e entregaria realmente a tua vida aquele que você chama de Deus e, ainda mais, viveria o resto de seus anos sob a orientação do Espírito Santo.

Você pode escolher entre colocar a Deus em primeiro lugar, fazer o que Jesus fazia. Missão com submissão.

Ou continuar perdendo seu tempo sem a submissão.



Deus abençoe!

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]