segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiosidade ... Mata!

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, bom sei lá o que... Mas estamos aqui mais uma vez com mais um capítulo da série RECAPITULANDO, onde trazemos um pouco daquilo que aconteceu no nosso encontro de Jovens e Adolescentes nesse último sábado.

Pois bem, a mensagem falava sobre curiosidade.
Vocês já devem ter ouvido falar num famoso ditado que diz que "curiosidade mata".
E olha, às vezes até que mata mesmo, ou quase ... como no exemplo abaixo:


Me diz você, porque o boi foi parar com a cabeça no meio da árvore??
O que será que ele viu?! Eu acho que ele deve ter visto uma vaca toda charmosona do outro lado e resolveu dar uma espiadinha... mas queria ser um pouco discreto pra espiar, e depois acabou numa furada. Ou ainda, pode ser que o boi viu algo de interessante naquela árvore e quis verificar mais de perto. rsrsrs. Mas o que poderia ser?!
Bem, isso não interessa no momento. O que importa é que ele foi curioso demais, e acabou se dando mal.

Na Bíblia, temos um exemplo de curiosidade:

"Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: —Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá." Gênesis 2: 15-17

1) Deus fez o melhor para seus filhos.

Deus criou tudo, e colocou o homem para cuidar da sua criação. Deus sabia o que era melhor. Ele havia feito o melhor para os seus.

2) Deus dá algumas ordens para nós cumprirmos.

Deus sabe o que é melhor pra nós. Ele vê além, muito além daquilo que podemos que nós mesmos podemos ver. E por isso, Ele nos orienta o melhor caminho. Diz o que devemos e o que não devemos fazer pela sua Palavra - a Bíblia.

3) Nós como filhos devemos obedecer.

Entre obedecer e desobedecer, o melhor é obedecer! A Bíblia diz que Deus prefere obediência do que sacrifícios. Deus é Pai! E nada mais justo é, que seus filhos o obedeçam.

4) Tudo aquilo que é proibido ou não sabemos, desperta curiosidade.

É natural ter curiosidade. O fator principal está entre somente sentir curiosidade ou ceder à curiosidade. Sentir curiosidade todos sentem. Mas ceder a curiosidade... pode te levar a um problemão. Aí entra a questão da obediência.

"A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: —É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
A mulher respondeu: —Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
Mas a cobra afirmou: —Vocês não morrerão coisa nenhuma!
Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas." Gênesis 3:1-7


5) Entre obedecer ou não uma ordem, é bem mais fácil desobedecer quando alguém dá aquela empurrada.

Não é assim que acontece? Quando alguém diz:"bah cara, mas vamos fazer tal coisa... vamos... não vai dar nada". "Não vai dar nada" e geralmente acaba acontecendo alguma coisa desagradável.

6) Muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas na hora H, não fazemos.

Eva sabia que não devia comer do fruto. Mas havia curiosidade, a serpente deu uma empurrapinha, e pronto! Ela fez o que não devia. E quantas vezes não agimos assim? Sabemos que devemos buscar mais a Deus, ler mais a Bíblia, orar mais, deixar de fazer tal coisa e não fazemos!?

7) É um erro não confiar no que Deus diz.

Erramos quando não confiamos no que Deus diz, pensando que outra pessoa sabe o que tá falando. Quem nos conhece melhor que a nós mesmo se não Deus?
Deus sabe o que está fazendo, Ele sabe o que é melhor. Por que não confiar?

8) Que não vai atrás das ordens de Deus, se dá mal.

E isso é verdade. Quando não obedecemos a Deus, acabamos "quebrando a cara".


• Mas e se você fosse Eva/Adão, comeria do fruto? Desobederia a Deus?

Muitos dirão: "mas se eu fosse Adão ou Eva, nunca faria isso!"
Mas e quando passamos por situações semelhantes, como temos agido?!

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá." Salmo 1.


Deus abençoe! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]