segunda-feira, 15 de março de 2010

Recapitulando

Antes de fazer um “estudo” ou então postar alguma coisa no blog... eu me pergunto muito, pergunto pra Deus: “mas Deus o que eu vou falar, ou escrever?” “o que Tu queres falar através de mim?” E geralmente, eu falo de algo que eu estou vivendo, ou de algo interessante que eu tenho aprendido ou que preciso aprender... e pensando assim veio a minha mente uma situação que eu enfrentei esses dias... E uma irmã da igreja que frequento trouxe um testemunho, e eu me emocionei bastante com aquilo que ela falou, mas também me identifiquei com uma parte em que ela olhou pra aquilo que ela estava vivendo e perguntou: “Deus, porque isso tá acontecendo comigo?! Porque justamente eu?! O que eu fiz de errado pra merecer isso?!” Sabe, uma situação que você simplesmente não entende o porquê que ela está acontecendo... E depois ela viu uma frase “Deus sem mim continua sendo Deus, mas eu sem Deus não sou nada”. E aí ela olhou pro lado e viu que haviam pessoas que estavam passando por situações piores.

Então... no final do ano passado, no mês de dezembro, foi bem corrido pra mim. Na primeira semana eu fiz a prova do enem, na outra semana vestibular, na outra formatura, depois natal, ano novo e acabou 2009!

E quando eu fiz o enem, eu nem tive tempo pra me dedicar realmente aos estudos, principalmente nos dias anteriores a prova, era muito corrido no colégio, era um monte de prova e mais trabalhos, e ainda eu estava organizando os juniores para apresentar duas pantomimas no enjumer. Então tempo zero. Hehe. Mas fiz a prova igual.


E passou o mês de dezembro, entrou o ano de 2010... e em fevereiro saiu a nota do enem, e logo as inscrições pro ProUni se abriram, eu olhei pra minha nota e disse: “Iiiih, com isso aqui eu não vou muito longe, só por Deus mesmo”.

Pra quem ainda não está muito ligado no lance de enem e ProUni, isso funciona mais ou menos assim: o Enem (exame nacional do ensino médio) é uma prova que agora é aplicada em dois dias que possui 180 questões mais a redação, e dependendo da nota obtida você pode conseguir uma bolsa integral ou parcial para alguma faculdade particular (privada) pelo ProUni.

Então, eu me inscrevi para o ProUni, lá você tem 5 opções de faculdades que você pode escolher para cursar. Eu escolhi uma faculdade que fica perto da cidade onde eu moro (porque meus pais não querem que eu estude em outro lugar, porque é longe e as despesas seriam maiores estudando longe do que estudando perto). E...faltavam quatro instituições pra eu escolher, então eu pensei: não vou estudar longe, mas vai que eu consiga uma bolsa em algum lugar, e talvez consiga transferir pra faculdade que eu quero... Então eu marquei a opção RS e procurei em tudo que é cidade que oferecia o curso de Direito. E pronto!


E depois de alguns dias, saiu o resultado do ProUni. Daí tinha umas informações que identificavam se o aluno tinha passado ou não: tinha umas bolinha vermelha (não passou) umas bolinha verde (passou) e mais umas coisas lá que eu nem me lembro. Então, eu estava olhando lá e vi: bolinha vermelha, bolinha vermelha, bolinha vermelha, bolinha verde, bolinha vermelha. O quê?! Bolinha verde?! Eu passei?! Fiquei em estado de choque! Mostrei pro pai e tudo, nossa eu não acreditava que tinha conseguido passar com a nota que eu tinha conseguido no enem . Agradeci a Deus naquela hora, era um MILAGRE.


Então, já que eu não iria estudar longe fui me informar da possibilidade de transferência.

E nas faculdades ... me informaram que isso talvez fosse possível... Então encaminhei a papela necessária, e qndo voltei em uma das universidades, tudo mudou de história... Eles começaram a negar tudo dizendo que não haviam possibilidades.


Aquilo que no começo era possível, agora já não era mais.

E nos dias seguintes, foi realizado reuniões, eu e o pai falamos com várias pessoas tentando achar um jeito de transferir essa bolsa e tudo era em vão, nada dava certo.

Naquele momento eu perguntei: “Deus, porque?! Estive tão perto de conseguir e não deu certo?! Porque isso comigo?”

Depois falei com alguns amigos, e eles me fizeram lembrar do propósito de Deus pra minha vida.

I Coríntios 2:9 “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.”

Que se agora não deu certo, talvez mais pra frente dê certo, ou que há outros planos de Deus pra minha vida que talvez agora eu não consiga ver.

Porque em relação a bolsa, eu sempre orava pedindo que a vontade de Deus fosse feita, e não a minha.

E eu creio que a vontade dEle foi feita, mesmo que agora eu ainda não entenda o porque!

E foi pensando nesse estudo, que Deus me mostrou um texto lá de Lamentações 3

Versos 31-33

PORQUE O SENHOR NÃO O DESPREZARÁ PARA SEMPRE. EMBORA ELE TRAGA TRISTEZA, MOSTRARÁ COMPAIXÃO, TÃO GRANDE É O SEU AMOR INFALÍVEL. PORQUE NÃO É DO SEU AGRADO TRAZER AFLIÇÃO E TRISTEZA AOS FILHOS DOS HOMENS.

E ainda os versos 21-25

TODAVIA, LEMBRO-ME TAMBÉM DO QUE PODE ME DAR ESPERANÇA: GRAÇAS AO GRANDE AMOR DO SENHOR É QUE NÃO SOMOS CONSUMIDOS, POIS AS SUAS MISERICÓRDIAS SÃO INESGOTÁVEIS. RENOVAM-SE CADA MANHÃ; GRANDE É A SUA FIDELIDADE!

(24) DIGO A MIM MESMO: A MINHA PORÇÃO É O SENHOR; PORTANTO NELE POREI A MINHA ESPERANÇA. O SENHOR É BOM PARA AQUELES CUJA ESPERANÇA ESTÁ NELE, PARA COM AQUELES QUE O BUSCAM.

Na tradução linguagem de hoje diz:

24 Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.

25 O SENHOR é bom para todos os que confiam nele.

ESPERANÇA = CONFIANÇA

Eu aprendia, e ainda estou aprendendo a colocar TODA A MINHA CONFIANÇA nas mãos de DEUS, porque eu sei que Ele sabe o que é melhor pra mim, porque Ele tem cuidado da minha vida.

E é isso que eu gostaria de desafiar a cada um de vocês.

A vocês colocarem TODA a sua confiança, esperança em Deus, e não nas coisas do mundo, porque tudo aqui no mundo é passageiro.

Até os galãs da música do cinema...

As garotas e garotos do colégio, o emprego, a faculdade, a escola, a família, os amigos...

TUDO É PASSAGEIRO.

São coisas pra esse vida terrena somente, que depois se vão, não duram pra sempre.

Não estou dizendo que agora vc não vai mais estudar ou trabalhar. Que agora você vai ter que confiar só em Deus e ficar de braço cruzados esperando que tudo aconteça. Não é assim!

Deus faz a parte dEle, mas nós precisamos fazer a nossa parte também.

Agora, nós precisamos estudar, trabalhar... mas não fazer disso o nosso alvo, o nosso objetivo maior.

O OBJETIVO MAIOR, O ALVO MAIOR DEVE SER DEUS.

Mesmo que a figueira não floresça, Deus é fiel.

E a nossa alegria, a nossa esperança, a nossa confiança deve estar firmada em Deus e não no mundo.

Amém?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]