quarta-feira, 31 de março de 2010

Convocados para ... [parte 5]

E aí galerinha!! Como ocês tão?!

Pois bem, estamos em mais uma quarta-feira, de volta com a série de estudos
sobre o tema CONVOCADOS.

E o tema de hoje foi o que mais marcou a minha vida naquele Congresso.
E eu espero tentar transmitir um pouquinho daquilo que eu ouvi lá, para passar pra vocês
de uma forma muito especial que venha a tocar nos seus corações. Não que eu seja capaz de fazer isso, mas Deus é. Então, abra seu coração, e deixe Ele falar com você, amém?!

CONVOCADOS PARA ENTREGAR
Entregar o quê?!
Pois bem, preste atenção nos textos a seguir, e vamos decobrir:

I CRÔNICAS 11: 9-13; 22-25 Davi tornou-se cada vez mais forte porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele. Esta é a lista dos famosos soldados de Davi. Junto com o resto do povo de Israel, estes soldados ajudaram Davi a se tornar rei, como o SENHOR Deus havia prometido, e conservaram forte o seu reino. O primeiro foi Jasobeão, do grupo de famílias de Hacmoni. Jasobeão era o líder do grupo chamado “Os Três”. Com a sua lança ele lutou contra trezentos homens e os matou numa só batalha. Depois dele, entre os famosos “Três”, vinha Eleazar, filho de Dodo, do grupo de famílias de Aoí. Eleazar lutou ao lado de Davi contra os filisteus na batalha de Pas-Damim. Ele estava numa plantação de cevada quando os israelitas começaram a fugir. Benaia, filho de Jeoiada, da cidade de Cabzeel, foi um soldado famoso e praticou muitos atos de coragem. Ele matou dois grandes soldados moabitas. Num dia de neve, um leão caiu numa cova. Benaías desceu lá e o matou. Matou também um egípcio, um homem muito grande, de dois metros e vinte de altura, que estava armado com uma lança enorme, muito grande e pesada. Benaías atacou o egípcio com o seu bastão, arrancou a lança da mão dele e o matou com ela. Esses foram os atos de coragem de Benaías, que foi um dos “Trinta”. Ele tinha uma posição de destaque entre “Os Trinta”, mas não foi tão famoso quanto os “Três”. Davi o pôs como chefe da sua guarda pessoal.

I CRÔNICAS 27:1, 5-6 São estes os filhos de Israel segundo o seu número, os chefes das famílias e os capitães de milhares e de centenas com os seus oficiais, que serviam ao rei em todos os negócios dos turnos que entravam e saíam de mês em mês durante o ano, cada turno de vinte e quatro mil. O terceiro capitão do exército e o designado para o terceiro mês era Benaia, chefe, filho do sacerdote Joiada; também em seu turno havia vinte e quatro mil. Era este Benaia homem poderoso entre os trinta e cabeça deles; o seu turno estava ao encargo do seu filho Amizabade.

I REIS 1: 36-37 —Assim será feito! —respondeu Benaia. —E que o SENHOR, seu Deus, confirme isso! E que, assim como o SENHOR Deus tem estado com o senhor (Davi), ele esteja também com Salomão e faça com que o reino dele seja ainda maior do que o seu!

I REIS 4: 1-4 Salomão foi rei de todo o povo de Israel. Os seus altos funcionários foram estes: Sacerdote: Azarias, filho de Zadoque. Escrivães: Eliorefe e Aías, filhos de Sisá. Conselheiro do rei: Josafá, filho de Ailude. Comandante do exército: Benaia, filho de Joiada. Sacerdotes: Zadoque e Abiatar.

Então, temos aqui um personagem em destaque: BENAIA
Quem foi ele?

* Um dos trinta do exército de Davi;

* Fez algo extraordinário: matou um leão e um gigante
;
Quem foi o cara que já matou leões e gigantes antes, senão Davi quando ainda era garoto?!
E agora, ,vc já imaginou a cena: Davi e Benaia conversando.
Chega Benaia pra Davi:
- Pois é chefe, talvez eu não tenha muita experiência quato os "Três"... mas eu já matei um leão, e um gigante também.
Davi responde:
- Mas bah tchê! Eu também já matei um leão, ele estava tentando pegar as ovelhas do meu pai, mas eu não deichei que isso acontecesse, e eu defendi as ovelhas!
- Pois é, o leão que eu matei estava caído numa cova, e eu desci até lá... num dia de neve... e matei o bicho, ele tinha uns 2m e 30 mais ou menos.
- Nossa! Mas o leão que eu havia matado tinha uns 2m e 40. E o gigante que eu matei tinha uns 3 metros mais ou menos, e ele estava desafiando o povo de Isarael, o Deus de Israel, e em nome de Deus, eu lutei contra ele e com uma funda acertei a testa dele e o matei com a própria espada que ele carregava.
- Nossa! O gigante que eu matei tinha 2m e 20. E ele tinha uma lança, e eu apenas um bastãozinho. E com esse bastãozinho, eu tirei a lança dele e o matei.

Se eles tiveram ou não uma conversa sobre seus feitos não sabemos, mas é interessante imaginar
como isso seria, porque ambos realizaram coisas parecidas que sem a ajuda de Deus não seria possível.

* Tornou-se chefe da guarda do rei
* Foi leal a Davi e a Salomão

Benaia foi leal a Davi em todos os momentos, e quando seu Salomão assumiu o trono Benaia continuou sendo leal a Salomão, porque de uma coisa ele tinha certeza: do Deus que eles serviam.
Davi serviu a Deus, e Benaia desejava que Salomão fosse tão engrandecido como foi seu pai por causa do Deus a quem serviam.

* Foi comandante do exército (comandando 24 mil homens)
Já imaginou ser comandante de um exército de 24 mil homens?!
Não deve ser nada fácil.
Benaia foi um cara ilustre.
Ele não foi tão importante quanto o grupo de "TRÊS" que também servia a Davi,
mas ele fez a parte dele, deu o melhor dele, e por causa disso... a sua história continuou sendo escrita na Bíblia, enquando a história dos "TRÊS" não continou.
Benaia se ENTREGOU, SE DEDICOU DE CORAÇÃO, E ISSO FEZ A DIFERENÇA NA VIDA DELE.
Deus tinha sonhos pra vida de Benaia, como tem pra você!
Se dedique, se entregue totalmente nas mãos que isso fará a diferença no meio onde você está.



O fato de se entregar TOTALMENTE nas mãos de Deus, não é algo fácil.
Muitas vezes oramos: "Deus, entrego o meu viver a Ti" e horas depois, quando menos percebemos já tomamos de volta em nossas mãos aquilo que acabamos de entregar a Deus.
A entrega é um sinal de TOTAL CONFIANÇA nas mãos de Deus, que Ele fará os sonhos Dele acontecer na sua vida, e não os seus. Confiar que os planos de Deus são melhores que os nossos próprios planos, porque muitas vezes planejamos, planejamos e planejamos e quando vemos o nosso "plano em ação" vemos que tudo está errado, que não está acontecendo da forma como queríamos.
Muitas vezes erramos porque queríamos acertar, mas não conseguimos.
E quando deixamos TUDO nas mãos de Deus, aí sim, fica mais fácil acertar porque É ELE QUEM ESTÁ NO COMANDO E NÃO NÓS MESMOS!

ENTREGUE TUDO A ELE, DEDIQUE TODO O SEU SER A ELE, E QUE ESSA ENTREGA, ESSA DEDICAÇÃO FAÇA A DIFERENÇA NA SUA VIDA!

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Valeu por participar! Vamos ler e responder seu comentário, volta aqui depois pra ler! Abração! DTA! =]